Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Viperidae
Subfamília: Crotalinae
Nome científico: Bothrops jararaca
Distribuição: América do Sul
Habitat: Florestas e cerrado
Hábito: Noturno
É uma serpente peçonhenta seu veneno é altamente letal para animais e seres humanos, mede cerca de 1,20m, possui desenhos que lhe proporcionam uma excelente camuflagem, sendo difícil a visualização do animal, se alimentam de pequenos roedores, principalmente de ratos.
As jararacas são ovovivíparas, portanto as crias desta espécie já nascem completamente desenvolvidas e prontas para caçar ao fim de algumas horas. Normalmente, e por ninhada, nascem cerca de 18 pequenas serpentes.
Curiosidades
Na década de 1960 cientistas isolaram um princípio ativo do o veneno da Bothrops jararaca, esse princípio é capaz de intensificar a resposta à bradicinina (a bradicinina é um vasodilatador poderoso da parede dos vasos, e contrai o tecido muscular liso) e que foi denominado Fator Potenciador da Bradicinina. A partir do veneno da jararaca, chegou-se a uma substância capaz de inibir os agentes naturais do organismo que elevam a pressão arterial, chamados angiotensina 1 e 2, ao mesmo tempo em que prolongam o efeito de uma molécula que mantém a pressão baixa, a bradicinina.
Referencias:
Fonte Imagem: http://redeglobo.globo.com/platb/files/2534/2013/11/ArquivoTG50.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário